territorios.org    
Arquitetura e Tecnologia
Conceitos sobre Arquitetura Primitiva
Arquitetura Egípcia
Arquitetura Grega
Arquitetura Romana
Arquitetura Árabe
Arquitetura Românica
Arquitetura Gótica
Arquitetura do Renascimento
Giovani Batista Piranesi
Arquitetura do Art Nouveau
Movimento do Construtivismo Russo
Arquitetura e Revolução Industrial
Escola Bauhaus de Arte e Tecnologia
Considerações sobre os arquitetos Mies van der Rohe e Le Corbusier
Movimento Internacional Situacionista
Movimento Archigram
Arquitetura Metabolista Japonesa
Movimento do Desconstrutivismo
Novas tecnologias como mediação do espaço urbano
Sistemas urbanos flexíveis e seus impactos no sistema urbano
A descontinuidade do espaço-tempo redefinindo o conceito de lugar
As mídias digitais e as simulações na arquitetura
As interfaces digitais e a interatividade
A virtualidade enquanto realidade possível
Diagramas digitais e arquitetura
Sistemas evolutivos e animação digital
Grupo de Estudos Experimentais - UFES
Grupo de Pesquisa Cartografias Urbanas - UNILESTE/MG
Outros artigos do Prof. Bruno Massara Rocha
   

A ARQUITETURA EGÍPCIA

Bruno Massara Rocha

CLIQUE AQUI PARA VER ALGUMAS IMAGENS

Neste artigo são apresentadas algumas características gerais da arquitetura egípcia, suas relações com aspectos formais e simbólicos, principais métodos e sistemas construtivos, os avanços técnicos em relação à arquitetura primitiva e uma análise de alguns templos importantes. Serão feitos ainda alguns apontamentos sobre a arquitetura de adobe na mesopotâmia.

Se analisarmos o caráter dos templos reais da civilização egípcia percebemos que a construção simbolizava a recriação para o rei morto da vida que ele levava na terra. Templos como as pirâmides tinham um caráter predominantemente funerário. As tumbas eram construídas basicamente por motivos religiosos, e o esforço para sua execução suplantava até mesmo as necessidades de construção de habitações para a população. Nos seus rituais de inumação, os egípcios envolviam os corpos em esteiras e os colocavam com a cabeça orientada para o quadrante sul. (prescrições religiosas ao culto solar). A idéia primitiva da existência de uma divindade e de uma vida após a morte é um fator decisivo e marcante das obras de arquitetura egípcia. A idéia de reencarnação da alma irá condicionar quase todas as formas de desenvolvimento das construções, gerando impactos decisivos na linguagem, orientação, decoração, técnicas de construção, proteção, etc. A exemplo dos símbolo da serpente que morde a própria calda, podemos encontrar símbolos diversos que trazem a idéias de vidas sucessivas implantados nas faces das edificações. As principais divindades eram retratadas na figura do Deus Sol (Rá = representado por um sol alado) e Horus (o sol nascente). A doutrina esotérica egípcia é baseada na ressurreição e no renascimento. Eram extremamente preocupados com a orientação solar das edificações: o que definia o posicionamento era fundamentado no conceito de "força vital" emanada pelo sol, que deveria continuar a ser captada pelo morto durante certos períodos do ano.

O processo de mumificação pode ser entendido como sendo responsável pela salvação da alma. Quanto aos edifícios funerários, podemos hierarquizá-los primeiramente nas pirâmides e depois nas mastabas.

Quanto aos métodos construtivos, as paredes e os muros eram inclinados em função da técnica do empilhamento. As principais construções acompanham o Vale do Nilo. Existia um predomínio de linhas horizontais e um desprezo pelas curvas. O egípcios são considerados carpinteiros medíocres, e evitavam o uso de andaimes e escoramentos devido à escassez e à má qualidade das madeiras da região. A pedra e a argila se impuseram definitivamente sobre a madeira enquanto elemento construtivo das edificações, somente utilizadas nos poucos andaimes. A pedra utilizada nos templos e nos túmulos era calcária. Nas residências, nos palácios e nas construções militares eram utilizados os tijolos de argila misturados com palha e secos ao sol. Os tijolos eram unidos por meio de argamassa de argila ou areia fina. Nunca foram cozidos, mas eram usados apenas depois de completamente secos. Os ângulos inclinados da alvenaria de tijolos eram conseguidos pelo assentamento escaliforme das unidades. Os egípcios evitavam a construção de andaimes. Nas grandes construções, como as pirâmides e certos templos, os andaimes eram substituídos por enormes rampas de terra ou tijolo que eram retiradas depois de pronta a obra. A pedra era aparelhada somente na parte que era visível, e usada em vários tamanhos conforme a necessidade estática. Às vezes utilizavam monolitos de mais de 70 toneladas. A alvenaria de pedra era do tipo "pedra seca". As fundações eram pouco profundas, repousando sobre um compacto leito de areia.

Os arquitetos egípcios solucionavam problemas de estabilidade e cobertura com o emprego de tijolos de barro para construção de abóbadas de berço. Outro grande problema para eles era o esforço de flexão sobre as vigas de pedra. Uma solução encontrada foi o "falso engaste". A condição ideal era buscada através da colocação de uma grande carga distribuída sobre as vigas, na direção vertical das paredes onde elas se apoiavam. O engastamento reduz as flechas provenientes da flexão, o que se dá em virtude da anulação dos momentos negativos sobre os apoios. As coberturas dos edifícios eram planas e construídas com vigas de pedra dispostas horizontalmente e que se apoiavam em colunas. As colunas podiam ser monólitos ou constituídas de tambores monolíticos. A elevação e o transporte das grandes massas de pedra, eram feitos com o emprego de alavancas (ascensão) e de rampas (deslizamento). Os obeliscos eram transportados através do Nilo, presos a duas ou mais barcas, e mergulhados na água, o que reduzia consideravelmente o seu peso.

De todas as figuras geométricas, o triângulo foi o preferido do Vale do Nilo, seja pelo fato de ser um polígono indeformável, seja por ser "trino" (a trindade estava impressa em todos os princípios se sua doutrina religiosa) o fato é que eles empregaram largamente esta figura. Entre os triângulos, um lhes chamou particularmente a atenção: o que exibia em seus lados a relação três, quatro e cinco, e que era portanto um trilátero retângulo. Esta figura deve ter sido de grande importância, pois como sabemos, permite a construção fácil e exata de linha perpendiculares, até pelo emprego de uma simples corda. Na figura que se chama "regulador de proporções", o cateto menor tripartido simbolizava Osiris, a base com quatro divisões representava Isis e a hipotenusa fragmentada em cinco figurava Horus. O perfil das abóbadas de tijolo era desenhado a compasso, com três centros feitos sobre os três vértices de dois destes triângulos geminados. Outro triângulo retângulo possui a relação áurea - a hipotenusa e o menor cateto guardam entre si a relação 1,618. Antes dos gregos, os egípcios procuraram corrigir as ilusões de ótica, oriundas das grandes fachadas horizontais onde existe a repetição sistemática de elementos como por exemplo as colunas. Os gregos compensavam a flecha aparente por uma curva inversa, segundo um plano vertical, enquanto os egípcios a compensavam no sentido de um plano horizontal.

"Nenhuma arquitetura tem como esta a exata correspondência das massas, ninguém sabe talvez, melhor sacrificar a realidade para obter a aparência." Auguste Choisy

A arquitetura deste povo é inegavelmente única em relação às características plásticas. Nos túmulos e templos, ela ostenta um caráter eminentemente grandioso, monumental, rica, maciça e austera, com a predominância dos cheios sobre os vazados, e possuidora de uma simetria rígida, que se manifesta até na colocação dos monumentos exteriores ao prédio, como os obeliscos, esfinges, mastros e estátuas. Está perfeitamente enquadrada dentro da concepção estática da forma estabelecida por Lúcio Costa, na qual "a energia plástica do objeto, parece atraída por um suposto núcleo vital."

A pirâmide é um monumento tipicamente egípcio. Os seus primeiros exemplares eram escaliformes. Os mais importantes destes monumentos estão em Giseh, próximo do Cairo e foram erigidos durante a IV dinastia (3.733-3.566 AC) por três reis Cheops, Quefrem e Miquerinos. A preocupação de defender cada vez mais a múmia da profanação dos vivos, fez com que as primitivas mastabas se transformassem progressivamente nestes monumentos.

A Grande Pirâmide, a de Quéops, possui originalmente cerca de cento e quarenta metros de altura e duzentos e trinta de lado e está com suas faces voltadas para os quatro pontos cardeais. Foram empregados, aproximadamente dois milhões e trezentos mil blocos de pedra na sua construção. Possui apenas estreitas galerias para o acesso às três câmaras funerárias e tubos ventiladores. A mastaba era um tipo de túmulo que copiava fielmente a casa de residência egípcia. Retangulares ou quadradas, eram todas muito sólidas. Possuem três câmaras, sendo a entrada da mortuária disfarçada. Os hipogeus são sepulcros escavados na rocha. Compõem-se de um pórtico que dá para a câmara de oferendas que por sua vez se liga a câmara mortuária. Os templos egípcios não eram utilizados para preces comuns ou rituais públicos, mas para rituais misteriosos e desfiles sacerdotais. Possuíam, geralmente, três partes distintas: um pátio parcialmente descoberto, repleto de colunas, uma ante-sala hipostila e o recinto sagrado, proibido ao povo.

 

O templo era uma obra longa. Sua construção levava às vezes centenas de anos para ser concluída. Outra característica marcante nos templos do Vale do Nilo era a sua policromia interior. Esses desenhos narravam de maneira singela a história do templo e dos deuses em homenagem aos quais ele tinha sido construído, a vida dos faraós e seus construtores, e das pessoas que colaboraram para a sua realização. Os obeliscos eram pilastras decorativas que serviam como marcos históricos. Compunham-se de um vasto monólito, prismático de base quadrangular, que se pode encontrar sempre aos par, nas entradas de alguns templos. A esfinge era uma estátua situada à entrada da Grande Pirâmide, e voltada para o oriente. É quase um monólito esculpido em pedra viva. As residências privadas eram de alvenaria de tijolos e teto plano com terraço; as janelas eram invariavelmente abertas para um pátio ou jardim interno. As defesas militares eram construídas em planaltos de quase vinte metros de altura. Eram edificados de tijolos crus e as suas paredes atingiam dez metros de espessura e eram dotadas de vigas e outros elementos estruturais embutidos na alvenaria.

A arquitetura de adobe na Mesopotâmia

Civilização assentada em uma zona pantanosa entre os rios Tigre e Eufrates, suas primeiras habitações devem ter sido choças de juncos (planta pantanosa de regiões temperadas, caule cilíndrico, delgado e flexível), com esteiras para tapar buracos e para impermeabilização utilizavam substâncias betuminosas. Os povos mesopotâmicos também foram célebres trabalhadores de blocos de argila: adobes. A argila era encontrada em abundância para a fabricação de tijolos. Os adobes eram blocos prismáticos de barro seco ao sol de uns 35cm de comprimento. Era costume dispô-los ainda úmidos, de forma que, ao secarem, constituíssem blocos compactados. Por vezes, as paredes reforçavam-se com encadeados de madeira e tijolo. A partir do IV milênio costumava-se esmaltar a face externa dos tijolos para preservar as paredes de umidade. Raras vezes se utiliza a argamassa de cal para a fixação ou o betume. A escassez e a má qualidade da pedra que se tinha determinaram a sua pouca utilização como material de construção. A pedra e a madeira precisavam ser importadas.

As cidades eram planejadas com uma planta quadrada, e possuíam muralhas defensivas, resultado da necessidade e se evitar invasões e dominações por outros povos. As muralhas eram construídas com barro cru com 6 metros de espessura, estucadas e decoradas com cenas das vidas dos Reis. Eles dominavam a técnica dos tijolos esmaltados e relevos.

Os tijolos eram usados, na maioria das vezes, crus e de preferência úmidos, o que dava ao conjunto a solidez e aparência de um monobloco de argila. Era comum usar os tijolos crus servindo como embasamento (miolo) para depois ser revestido com tijolos cozidos. O betume, farto na Babilônia, também serviu como argamassa para os tijolos e para a impermeabilização das galerias de escoamento de águas pluviais; eram grandes mestres de drenagem. Com a intenção de manter tanto os cadáveres como os utensílios secos e conservados, instalaram tubos e manilhas, com forma de um hiperbolóide de revolução para aumentar a sua resistência. Na parte superior eram constituídos de calotas esféricas sobrepostas e perfuradas.

A pedra foi sempre para os povos antigos um material de luxo, que reservavam para a escultura, quer livre, quer incorporada à decoração arquitetônica. As paredes se levantavam sobre fundações de escassa profundidade. A espessura era variável. É muito característica a decoração das paredes com mosaicos, que são também usados para decorar o fuste dos pilares. Como suporte empregou-se a madeira (na maioria originária das palmeiras ou cedro) e mais tarde os pilares de tijolos. A madeira devia ser transportada e, tal como no Egito, era escassa; por isso foi raramente empregada nas construções.

As abóbadas: os babilônios foram verdadeiros mestres na construção das abóbadas. Com o objetivo de se reduzir os vãos a se vencer com a cobertura, existia a preocupação de ir se reduzindo a largura das galerias. Abobadas de berço: as paredes vão se aproximando aos poucos até restringir-se a uma linha, uma seqüência de tijolos chamados chaves de abóbada. Em todos os palácios haviam galerias de descarga de águas pluviais, cobertas por abóbadas de berço.

Segundo escavações, a construção dos templos remonta o IV milênio a.C. O modelo do templo é uma edificação quadrada formada por uma nave com câmaras laterais e capelas na cabeceira. A entrada na lateral impede que a imagem seja vista a partir da porta: sistema em cotovelo.

A idéia do recinto sagrado se desenvolve a partir do III milênio, normalmente um templo situado numa esplanada a que se acede por uma escadaria. Esse templo era denominado zigurate, uma pirâmide escalonada de vários pisos, que mantém um certo paralelismo com os teocalli mexicanos. A construção desse tipo de edificação também se faz pelo processo de empilhamento de pedra, muita das vezes feita sem a utilização de argamassa. Eram normalmente de planta retangular, com esplanadas superiores acessadas por conjuntos de escadas, com as paredes revestidas com tijolos coloridos e fortalecido com contra-fortes. Nas tumbas reais eram realizadas escavações de uma fossa profunda, em cujo fundo se fizeram as câmaras funerárias, com abobadas e cúpula, cobrindo-se com terra. Os primeiros agrupamentos das habitações sumérias formaram-se com casas organizadas como recintos retangulares, sem mais abertura do que a porta que dava para o pátio, centro da casa. Eram construções de adobe, às vezes reforçado com canas. Nestas construções, as canas - que foram o material estrutural utilizada primitivamente - curvaram-se para amarrá-las aos postes centrais, para os extremos adquirirem forma de voluta.

Os palácios: alguns deles, como o de Mesalim de Kish, constituíam uma verdadeira cidade. Era formado por dois corpos independentes de estreita planta retangular, coroados por amplas esplanadas em que se dispunham jardins, o que garantia certo grau de umidade, benéfico para melhorar a conservação dos adobes. Compreendia vários pátios com dependências anexas, para além de templos com zigurates. O habitual era que o palácio, como o santuário, constituísse um núcleo independente do casario, isolando-se dele por uma alta muralha. Esta organização passará ao mundo assírio e mais tarde ao bizantino e ao islâmico, mantendo-se o conceito de pequena cidade dominando a grande.

Nota-se um funcionalismo muito acentuado, sem a menor preocupação com a simetria. Os corredores tortuosos e a disposição confusa sempre indicam uma preocupação com ataques surpresa; defesa da casa e do proprietário.

PÉRSIA (Planalto do Iran): Ocupou um local abundante em pedra: o mármore de várias colorações. Utilizavam alvenaria de tijolos e pedra, coberturas em madeira (que vinham dos montes do Líbano através dos desertos da Síria, arrastados pelas planícies da Mesopotâmia em dezenas de carros). A pedra e o mármore eram utilizados nas colunas (tambores). A alvenaria de pedra possuía grandes peças com mais de 4 metros de comprimento, unidas uma à outra com grampos de ferro cravados e envoltos com chumbo. O emprego da abóbada e da cúpula pelos persas, estendeu-as até Constantinopla (Istambul) e fez surgir a estruturação da arquitetura bizantina. Os persas não tinham conhecimento da abóbada de arestas. Utilizavam a construção da cúpula esférica para os edifícios de planta octogonal.

_________________________

Referências Bibliográficas:

. HISTÓRIA GERAL DA ARTE - ARQUITETURA I,II,III,IV,V,VI . ediciones del Prado. tradução: LETRAS, S, 1995
. CARVALHO, Benjamin . A História da Arquitetura. Edições de Ouro