header image

Bemvindo ao Grupo de Estudos Experimentais

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO- DAU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO - PPGAU
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES

Nossos objetivos

. Apoiar projetos de investigação tecnológica nas interfaces entre a arquitetura e a tecnologia digital; desenvolver pesquisas nas áreas de: interatividade, fabricação digital, programação, software e hardware livre, parametrização, computação física, simulação; articular a aplicação da tecnologia nas áreas: processos de projeto, estratégias de microplanejamento, design e visualização de dados; contribuir para a formação avançada de arquitetos, designers, artistas e outros profissionais de projeto; incentivar novos pesquisadores de iniciação científica e pós-graduação.

Impressão 3D

O processo de impressão 3D, ou impressão aditiva, aproxima projetistas da materialidade das suas criações e, de forma mais ampliada, instaura um novo campo de questionamentos e possibilidades a serem desenvolvidas. Recursos de fabricação digital propiciam ampliar os estudos estruturais, morfológicos, prodtivos, econômicos e estéticos na prática e no pensamento arquitetônico.

Modelagem Paramétrica

A modelagem paramétrica adquire, na atual conjuntura da cultura projetual, um status ampliado de metodologia projetual, para além da modelagem de informações da construção. Permite estruturar graficamente o pensamento, os princípios, os valores e as relações de interdependência entre os condicionantes e elementos causais presentes no desenvolvimento de um projeto.

Interatividade

O status das estruturas artificiais produzidas pelo homem é cada vez mais: online. A computação física, visão computacional e as redes digitais estão infiltradas em nossos ambientes de vida, objetos pessoais, espaços que frequentamos. A interatividade entre sistemas eletrônicos e humanos é um assunto central no pensamento de projeto contemporâneo.

Interfaces

As interfaces digitais são suportes centrais das relações humanas em uma sociedade da informação. Saber como este suporte pode ser criado, modificado, configurado e utilizado como ambiente de interação com usuários traz para os arquitetos novos desafios profissionais que inclui o projeto de aplicativos móveis, plataformas de visualização e espaços de discussão.

Projetos recentes

1 2 3 4 Next