territorios.org    
Arquitetura e Tecnologia
Conceitos sobre Arquitetura Primitiva
Arquitetura Egípcia
Arquitetura Grega
Arquitetura Romana
Arquitetura Árabe
Arquitetura Românica
Arquitetura Gótica
Arquitetura do Renascimento
Giovani Batista Piranesi
Arquitetura do Art Nouveau
Movimento do Construtivismo Russo
Arquitetura e Revolução Industrial
Escola Bauhaus de Arte e Tecnologia
Considerações sobre os arquitetos Mies van der Rohe e Le Corbusier
Movimento Internacional Situacionista
Movimento Archigram
Arquitetura Metabolista Japonesa
Movimento do Desconstrutivismo
Novas tecnologias como mediação do espaço urbano
Sistemas urbanos flexíveis e seus impactos no sistema urbano
A descontinuidade do espaço-tempo redefinindo o conceito de lugar
As mídias digitais e as simulações na arquitetura
As interfaces digitais e a interatividade
A virtualidade enquanto realidade possível
Diagramas digitais e arquitetura
Sistemas evolutivos e animação digital
Grupo de Estudos Experimentais - UFES
Grupo de Pesquisa Cartografias Urbanas - UNILESTE/MG
Outros artigos do Prof. Bruno Massara Rocha
   

A ARQUITETURA ÁRABE

Bruno Massara Rocha

clique aqui para ver algumas imagens

Os árabes, assim como os romanos, também construíam em todas as suas colônias, empregando sempre o uso dos materiais locais como a pedra, o adobe, o tijolo, o mármore e a cerâmica vidrada. Os árabes desenvolveram inúmeros tipos de abóbadas e cúpulas, muitas vezes ocas formadas por paredes duplas. Trouxeram referências da tradição Bizantina, construíram abóbadas sobre pendentes reproduzidas sob as formas de trompas, alvéolos e estalactites. Exploravam relações geométricas, e seus arcos se apresentarem sob as seguintes formas: arco de meio-ponto, sobrelevado, ferradura, ogival, lobulado, colchete. Além destes, apresentavam outras combinações como os escalonados. Executavam colunas esguias e os capitéis, na maioria da vezes, constituíam imitações de formas arcaicas, com freqüência variações da ordem coríntia. Havia a profusão dos detalhes rendilhados e rebuscados (malhas e frisos) tendo sempre a geometria como base. Alguns autores consideram o excesso de representações geométricas uma "orgia de formas". Sua índole oriental e pagã produziram diversas realizações construtivas (palácios e mesquitas) onde a decoração não constumava ostentar a figura humana.

As mesquitas árabes distinguem-se das igrejas cristãs por terem a planta desenvolvida mais na largura do que no comprimento. Possuem um pátio central interno ao redor do qual estão colocadas as arcadas. Uma das faces é voltada para Meca, cidade sagrada. Marcando alguns locais das plantas, erguem-se minaretes ou alminares, campanários com homens no lugar de sinos.

A arquitetura Bizantina ocupa um momento da história onde a arquitetura gira em torno de abóbadas, cúpulas e coberturas. As cúpulas de bizâncio eram de tijolos, sem moldes ou escores de madeira. Os órgãos capazes de suportar as cargas verticais da cúpulas ainda se encontravam no interior das construções. Empuxos concentrados sobre pendentes, sobre os quatro vértices da planta quadrada. A arcada bizantina se apoia diretamente sobre a coluna e por causa disto eles desenvolveram um novo capitel e colocando no permeio um ábaco de concordância.

A Basílica de Santa Sofia é o mais significativo modelo de arquitetura bizantina, em Constantinopla, construída pelos arquitetos Anthemius de Talles e Isidoro de Mileto. Possui planta cruciforme e coberta por uma gigantesca abóbada de pendentes central. Antes da basílica está um átrio seguido por um duplo nártex. A sua cúpula central mede 31 metros de diâmetro, sendo sua área livre um retângulo de cerca de 35 x 80 metros.

_____________________

Referências Bibliográficas:

. CARVALHO, Benjamin . A História da Arquitetura. Edições de Ouro. s/d
. HISTÓRIA GERAL DA ARTE - ARQUITETURA I,II,III,IV,V,VI . ediciones del Prado. tradução: LETRAS, S, 1995