header image

> Wikihouse no Brasil: uma análise qualitativa da ecologia de projeto implicada na utilização do sistema na realidade brasileira (2022)

> Esta pesquisa realiza uma análise comparativa do uso e a aplicação do sistema Wikihouse na realidade brasileira a partir de um conjunto de iniciativas mapeadas já realizadas até o presente momento. Um destes projetos foi desenvolvido pelos próprios autores se tratando de uma habitação experimental de interesse social para morador do bairro da Consolação em Vitória, sendo esta a primeira iniciativa no Brasil a ser instalada em uma comunidade vulnerável. Este trabalho realiza um recorte analítico da ecologia de projeto de cada uma destas iniciativas, investigando dados relativos aos agentes de concepção do projeto, formas de financiamento, prototipagem e produção, logística e montagem.
> artigo apresentado no 2o Congresso Internacional de Sustentabilidade Urbana - CISU 2022
> Citação: Venancio, Leonardo; Rocha, Bruno Massara; Silva, Fernanda; "Wikihouse no Brasil: uma análise qualitativa da ecologia de projeto implicada na utilização do sistema na realidade brasileira”", p. 997-1006. In: Anais do 2o Congresso Internacional de Sustentabilidade Urbana. Vitória UFES, 2022.
ISBN: 978-989-53626-0-8

> A Sintaxe Espacial e o Sistema de Informação Geográfica (SIG): o uso de mecanismos open source no planejamento da mobilidade urbana (2022)

> Este artigo busca explorar a teoria da Sintaxe Espacial (SE) como instrumento para a melhoria da mobilidade urbana ativa das cidades. Se conceitua a partir da carência de investimento público em tecnologia e da dificuldade de pesquisadores e profissionais de diversas áreas relacionadas ao planejamento urbano em acessar informações sobre as cidades brasileiras, o que muitas vezes resulta em tomadas de decisão sem o devido prognóstico. Desta forma, busca instruir sobre o uso de mecanismos open source para o planejamento das cidades, abordando a teoria da SE e o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e sua aplicação na mobilidade urbana, com enfoque para a mobilidade urbana ativa.
> artigo apresentado no 1o Simpósio Brasileiro de Sintaxe Espacial - Sintaxe Brasil 2022.
> Citação: Rocha, Jaqueline; Rocha, Bruno Massara; "A Sintaxe Espacial e o Sistema de Informação Geográfica (SIG): o uso de mecanismos open source no planejamento da mobilidade urbana”", p. 01-16 . In: Anais do 1o Simpósio Brasileiro de Sintaxe Espacial. Brasília, UNB, 2022.
ISSN em edição, ISBN: em edição DOI em edição

> Open-source responsive solar tracker performance evaluation: a comparative study (2022)

> Devido à atual crise energética no Brasil e no mundo, é importante explorar fontes renováveis de energia, como os sistemas fotovoltaicos. Considerando isso, esta pesquisa analisa um sistema de captação responsivo denominado Girassol, que busca uma melhor eficiência na produção de energia. Foram realizados testes no mecanismo para avaliar as vantagens e desvantagens do uso do rastreador solar em relação aos sistemas fixos. Os testes foram realizados utilizando o protótipo físico e ferramentas computacionais para comparar os resultados. Comparado ao protótipo físico foi possível observar que há uma maior atualização energética do Girassol principalmente nos momentos iniciais e finais do horário de verão.
> artigo apresentado no XXVI International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGRADI 2022.
> Citação: Rocha, Bruno Massara; Bortolotti, Kevyn; "Open-source responsive solar tracker performance evaluation: a comparative study”", p. xx-xx . In: XXVI International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN em edição, ISBN: em edição DOI em edição

> Open-Source Social Housing Architecture: Wikihouse "Sr. Manoel" (2021)

> Este é o primeiro projeto da Wikihouse a ser construído em uma comunidade vulnerável no Brasil. O trabalho é resultado de uma iniciativa para atender parte dessa demanda por meio do Sistema de código aberto Wikihouse. Esta ecologia do design diz respeito a uma rede integrada de serviços que inclui centros de desenvolvimento de projetos, espaços de prototipagem, minifábricas de produção, ambientes de pré-montagem e organização de lotes, serviços de logística, recursos humanos equipes de gestão e integração com a comunidade, além de cadastro, documentação e comunicação.
> artigo apresentado no XXV International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGRADI 2021. Ver apresentação no youtube aqui.
> Citação: Rocha, Bruno Massara; Alvarenga, Augusto; Bolssoni, Gabriela; "Open-Source Social Housing Architecture: Wikihouse “Sr. Manoel”", p. 91-102 . In: XXV International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-65-5550-232-9 DOI 10.5151/sigradi2021-49

> Vidas precárias do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais: ecocídio, luto e reparação (2021)

> O objeto deste artigo é tratar da catástrofe ambiental de Córrego do Feijão/Brumadinho sob uma perspectiva que articula elementos subjetivos e sociais. Partindo de uma contextualização histórica e política da atividade mineradora no território, desenvolveremos dois argumentos básicos: a) o ecocídio, compreendido como atentado simultâneo ao caráter natural do ecossistema e à toda sua configuração antropogeográfica; b) as vicissitudes subjetivas e sociais dos arranjos entre luto e reparação.
> artigo publicado na Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
> Citação: ROCHA, B. M. .; ROCHA, G. M. Vidas precárias do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais: Ecocídio, luto, reparação. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 36–55, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2020.21479.

> Fachadas vegetadas em áreas urbanas: estudo de caso em Belo Horizonte (2021)

> Os jardins verticais adaptados as edificações podem ser uma estratégia para minimizar as ilhas de calor em ambientes urbanos, além de qualificar a paisagem. O objetivo deste estudo é identificar e apontar espécies vegetais adequadas à implementação de Jardins Verticais em ambientes urbanos.
> artigo publicado no Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes
> Citação: Rezende, Juliana & Rocha, Bruno & Abrahão, Karla. (2021). Fachadas Vegetadas em áreas urbanas: Estudo de caso em Belo Horizonte. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes. 9. 17. DOI: 10.17271/2317860492220212870.

> A impressão 3d de estruturas sólidas celulares e seu uso na arquitetura (2020)

> Este artigo mostra os resultados da aplicação do processo de projeto paramétrico na fabricação digital de estruturas inspiradas em sólidos celulares por impressão 3D em escala de modelo. ABSTRACT: This article shows the results of the application of parametric design process in the digital fabrication of cellular solids inspired structures by 3d printing in model scale.
> artigo apresentado no XXIV International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGRADI 2020. Ver apresentação no youtube aqui.
> Citação: Rocha, Bruno Massara; Steiner, Ygor Facco; Venancio, Leonardo Valbão; Lauwers, Sara Rodrigues; "The 3d printing fabrication of cellular solids structures and its use in architecture", p. 878-885 . In: Congreso SIGraDi 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2020-119

> Girassol Digital: o potencial da responsividade eco-orientada no processo de projeto (2020)

> Diante da crise energética mundial (Bondarik et al., 2018), este trabalho apresenta os resultados de um esforço em construir uma alternativa técnica para aprimorar a produção de energia limpa e renovável com soluções que combinam alta tecnologia e baixo custo
Abstract: In the face of the global energy crisis, this work presents the results of an effort to build an alternative device to improve the production of clean and renewable energy with high technology and low cost.
> artigo apresentado no XXIV International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGRADI 2020. Ver apresentação no Youtube aqui
> Citação: Rocha, Bruno Massara; Celestino, Raquel Souza; Silva, Kiany Ferreira Damascena; Galimberti, Isabella Soares; "Digital Sunflower: the potential of eco-oriented responsivity in the design process", p. 918-923 . In: Congreso SIGraDi 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2020-124

> Ambiência e território em projetos emergenciais: os casos de Mariana e Brumadinho (2020)

> Os crimes-catástrofes de Mariana e Brumadinho provocaram um rompimento abrupto no tecido de relações materiais e imateriais presentes na região, comprometendo não apenas os espaços físicos e geográficos, mas os vínculos que cotidianamente restauravam a memória e reafirmação da identidade cultural dos territórios atingidos.
> artigo publicado no VI ENANPARQ - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Ver apresentação no youtube aqui
>  Citação: Rocha, Bruno Massara; Venancio, Leonardo Valbão. "Ambiência e Território em Projetos Emergenciais". In: Anais do VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo ANPARQ 2020, Universidade de Brasília UNB, Salvador, 2020.

> Open Design - democratização e compartilhamento nas práticas de projeto (2020)

> Na atual sociedade informatizada a crescente tendência do compartilhamento de informação, somada à consequente forma de atuação colaborativa nos processos criativos, vêm trazendo grandes desafios para arquitetos, urbanistas e designers. Esse artigo apresenta e discute o conceito de Open Design e analisa como as práticas dadas como "abertas" se colocam neste cenário atual de forte caráter colaborativo e experimental no contexto da arquitetura, design, arte e de práticas criativas em geral.
> artigo publicado na Revista Gestão & Tecnologia de Projetos
>  Citação: Lima, C. S. de, & Rocha, B. M. (2020). Open design: compartilhamento e democratização nas práticas de projeto. Gestão & Tecnologia De Projetos15(3), 6-18.
https://doi.org/10.11606/gtp.v15i3.166815

> Critical Mapping of Indicators for Smart Cities Evaluation (2019)

> Sustainable urban development is extremely important, if not imperative, for city managers and policy makers. Nowadays, the use of Information and Communication Technologies announces assertive, sensitive and economic solutions. This research aims to introduce smart city indicators based on critical and updated diagrammatic digital analysis regarding issues such as mobility, transportation, environment, housing, governance and security faced with concepts as innovation, sustainability and others.
> artigo publicado no IOP Conference Series: Earth and Environmental Science SBE: urban planning, global problems, local policies
Citação: Rocha, B. M.; Athié, K. S. Critical Mapping of Indicators for Smart Cities Evaluation. In: IOP Conference Series: Earth and Environmental ScienceVolume 503SBE19 Temuco: Urban Planning, Global Problems and Local Policies 16-18 October 2019, Temuco, Chile
doi:10.1088/1755-1315/503/1/012011

> Ecologias de Projeto: métodos e processos em arquitetura digital (2019)

> Este artigo apresenta e discute os resultados do workshop intitulado "Ecologias de Projeto: métodos e processos" cuja metodologia de caráter experimental relaciona os conceitos de conhecimento por simulação (Lévy, 1993) associados a um novo olhar sobre a reflexão-em-ação (Schön, 2000) em uma dinâmica dedicada à concepção de projeto
> artigo publicado nos anais do 9 Fórum de Pesquisa FAU-Mackenzie 2019
Citação: ROCHA, B. M. ; BOLSSONI, G. ; BUSSOLOTI, V. Ecologias de Projeto: métodos e processos em arquitetura digital. In: 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie, 2019, São Paulo. Anais do 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie - Projeto e Processos em Tempos de Transição, 2019.
doi: 10.5935/FAU.20190019

> Aspectos legais e o uso das TICs (Tecnologias de Comunicação e Informação) na cidade de Vitória/ES (2019)

> A gestão e planejamento urbanos, dentro do contexto contemporâneo e democrático de direito, preveem o uso de tecnologias digitais, atualizando os modos de participação social e transparência à gestão pública. Esse artigo tem como objetivo analisar o potencial de hibridação entre cidades e tecnologia por meio de uma abordagem que analisa questões relacionadas ao direito, especialmente no âmbito da cidade de Vitória, bem como os suportes e plataformas digitais usados para a inteligência urbana da cidade. Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Cidades Inteligentes; Participação Social.
> artigo publicado nos anais do II Congresso Internacional Arquitetura & Cidade 2019
> Citação: Rocha, B. M.; Athié, K. S. Aspectos legais e o uso das TICs (tecnologias de COmunicação e Informacão) na cidade de Vitória/ES In: Anais do II Congresso Internacional Arquitetura & Cidade 2019, Universidade de Vila Velha, 2019.

> Digital Parametric Emergency Oriented Design — Case Study on City of Mariana, MG, Brazil (2018)

> The work presented here was conceived considering the need for emergency infrastructural solutions for Mariana's environmental disaster. It is a conceptual prototype of an emergency shelter oriented by biomimetic principles and inspired by the fauna of cerrado that characterizes the Vale do Rio Doce, Brazil.
> artigo publicado na revista Modern Environmental Science and Engineering
Citação: ROCHA, B. M.; VENANCIO, l. V. Digital Parametric Energency Oriented Design - Case Study on City of Mariana, MG, Brazil. In: Modern Environmental Science And Engineering. Volume 1, Number 1, January 2018. pp. 283-292
ISSN 2333-2581 DOI:10.15341/mese(2333-2581)/04.05.2019/003

> Open Design: uma análise de princípios, valores e interfaces (2018)

> This article discuss in which terms design, distribution and production processes have changed after the great technological revolution in a post-industrial era in order to become more democratic and easily shared. After a brief analysis of the economic impact brought by this digital revolution, the article presents newly design values and production environments that emerged from it. Keywords: Shared project; Open design; Maker movement; Digital fabrication; Cognitive capitalism
>artigo publicado nos anais do XXII Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital 2018
> Citação: Massara Rocha, Bruno; Simão de Lima, Camilo; "Open Design: Principles, Interfaces and Values Analysis", p. 1241-1249 . In: São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2018-1451

> Sentidos que emergem do fenômeno Cidades Inteligentes (2018)

> The paper analyses the emerging senses from the Smart Cities phenomenon, using as background Lemos (2017), Maia (2013), Rozestraten (2016), Söderström, Paache & Klauser (2014) and evaluating the speeches found in the SmartCity Expo Curitiba. Keywords: smart cities; digital technologies; technopolitics
> artigo publicado nos anais do XXII Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital. 2018
> Citação: Massara Rocha, Bruno; Santo Athié, Katherine; "Sentidos que emergem do fenômeno cidades inteligentes / Emerging senses from Smart Cities phenomenon", p. 434-441 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2018-1405

> Cidade e complexidade: reflexões sobre o projeto contemporâneo (2018)

> Este artigo aborda e discute o conceito de complexidade através da análise de projetos de intervenção urbana realizados por coletivos multidisciplinares espanhóis. Ele faz referência ao modo de trabalho deste conjunto renovado de iniciativas de projeto e ação urbana cuja postura mais flexível e articulada em redes traz inúmeras contribuições para se repensar questões fundamentais da prática projetual contemporânea.Palavras-chave: Cidade. Coletivos. Complexidade. Projeto
> artigo publicado na Revista Oculum Ensaios, vol.15, N.1, 2018.
> Citação: Rocha, B. M. (2018). Cidade e complexidade: reflexões sobre a prática do projeto contemporâneo / City and complexity: Reflections on the practice of contemporary design. Oculum Ensaios15(1), 87–98. 2018
https://doi.org/10.24220/2318-0919v15n1a3422

> Impressão 3d e o processo de projeto paramétrico aplicado ao design emergencial (2017)

> After the biggest environmental disaster in Brazil, the issue of emergency design emerged. The emergency design is guided by effective and agile responses to disasters and develops specific project intelligences which deals with the particularities and complexities of emergency situations. In this paper concepts and experimental solutions of emergency design are investigated using parametric design and 3d printing.
> artigo publicado no XXI SiGraDi Concepción, Chile.
> Citação: . Rocha, Bruno Massara; Venancio, Leonado Valbão; "Impressão 3D e processo de projeto paramétrico aplicado ao design emergencial", p. 269-274 . In: . São Paulo: Blucher Design Proceedings. Novembro 2017 vol.03 num.12., 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2017-043

> Prototipagem digital paramétrica aplicada ao design emergencial (2017)

> Considerando a necessidade de soluções infraestruturais de caráter emergencial para o desastre de Mariana foi elaborado o trabalho que apresentamos aqui. Com caráter de protótipo conceitual, a proposta inclui um abrigo emergencial que traz elementos da biomimética inspirada na fauna da região do cerrado que caracteriza o Vale do Rio Doce.
> artigo publicado nos Anais do Euro ELECS 2017 São Leopoldo, RS.
> Citação: Rocha, Bruno Massara; Venancio, Leonado Valbão. Prototipagem digital paramétrica orientada ao design emergencial - o caso do desastre ambiental MG/ES. In: Anais do EURO ELECS 2017, UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2017. (ISBN 2526-687X)

> Territórios: modos de entendê-los e agenciá-los nas metápolis (2016)

> Este ensaio busca explorar possibilidades de uso do conceito de territórios no contexto das grandes cidades contemporâneas ou metápolis. As concepções, exemplos de iniciativas experimentais e de novos agenciamentos em contextos urbanos tornam possível entrever outros modos de se habitar o mundo, numa perspectiva mais coletiva e de apropriação democrática dos espaços públicos e privados dos quais emergem novos territórios do pensamento e da prática espacial
> Cintação: Rocha, Bruno Massara. Terrítórios: modos de entendê-los e agenciá-los nas metápolis. ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte. ANO 3 - N.6 / agosto de 2016
ISSN 2359-4705

> Novos olhares e desafios da complexidade na prática projetual (2016)

> No campo da arquitetura, contextos de complexidade vêm impondo limites severos às abordagens projetuais deterministas, centralizadoras e hierárquicas, demandando dos arquitetos uma revisão profunda nos seus métodos de pensamento e ação. Eles demandam dos arquitetos habilidades cognitivas e operativas diferenciadas, que potencializem: a emergência criativa, a adaptação constante, a integração com outras inteligências coletivas e um vínculo direto com a ação transformadora.
> Publicado na Revista PÓS da FAU/USP
> Citação: ROCHA, B. M. Novos olhares e desafios na epistemologia projetual / New perspectives and complex challenges in design epistemology. Revista Pós. V.23, N.39, São Paulo, FAU/USP, Junho de 2016.
ISSN: 1518-9554 (impressa) 2317-2762 (onine)download PDF (eng)

> Complexidade e Improvisação em Arquitetura (2015)

> A complexidade é um tema da maior relevância nos estudos contemporâneos. Inúmeros autores dedicados a estudar as estruturas de organização social, os modos de vida e os sistemas de valor nas sociedades hipermodernas destacam sua condição extremamente heterogênea e mutável. No campo da arquitetura, contextos de complexidade vêm impondo limites severos às abordagens projetuais deterministas, centralizadoras e hierárquicas, demandando dos arquitetos uma revisão profunda nos seus métodos de pensamento e ação.
> Acessar o site completo da Tese de Doutorado aqui
> Citação: ROCHA, Bruno Massara. Complexidade e improvisação em arquitetura. 2015. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.16.2016.tde-08032016-152801.

> Do It Yourself e Improviso: por uma outra epistemologia da projetação (2014)

> Esse artigo aborda as práticas Do it Yourself a partir do que considera-se ser uma de suas principais estratégia de ação: a improvisação. O texto procura revelar que a improvisação, enquanto estratégia criativa, transcende significativamente o entendimento e o valor a ela atribuído pelo senso comum e pela cultura projetual.
> Publicado na Revista V!RUS da USP/SC
> Citação: . ROCHA, B. M. Do it yourself e improviso: por uma outra epistemologia da projetação [online] V!RUS, São Carlos, n. 10, 2015.
ISSN: 2175-974x

> Do It Yourself and Improvisation: towards another epistemology of design (2014)

> This paper discusses Do It Yourself practices with consideration in its most important action strategy: the improvisation. It will be demonstrated that the notion of to improvise, as a creative action, transcends substantially the values assigned by the common sense and design culture. Initially, the attributes of improvisation will be presented from the artistic point of view. Keywords: improvisation, reflection-in-action, epistemology, methodology, Do It Yourself
> Published in: Revista V!RUS da USP/SC
> Citation: ROCHA, B. M.Do it Yourself and improvisation: toward another epistemology of Design [online] V!RUS, São Carlos, n. 10, 2015.
ISSN: 2175-974x

> Princípios e protótipos improvisacionais nas interfaces entre o design, a arquitetura e a arte digital (2013)

> O objetivo deste documento é apresentar os resultados de três workshops realizados pelo Grupo de Pesquisa Conexão VIX, no período de 2012 e 2013 com o intuito de desenvolver objetos e ambientes interativos utilizando técnicas alternativas de aplicação da computação física e da computação visual. .
> artigo apresentado no XVII SIGraDi – Valparaiso / Chile (2013)
> Citação: Rocha, Bruno Massara; Margotto, Mario Victor Marques; Malheiros, Victor Nolasco Correa; "Princípios e Protótipos Improvisacionais nas Interfaces entre o Design, a Arquitetura e a Arte Digital", p. 489-492 . In: Proceedings of the XVII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics: Knowledge-based Design [Blucher Design Proceedings, v.1, n.7]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sigradi2013-0094

> Critical Methods in Computer-Mediated Performance and Phenomenology-Based Systems (2013)

> The main goal of this article is to provide a critical re ection on what computing may contribute to an open understanding of performance in architecture. We propose a phenomenological approach to computing since it combines several concepts concerning the user's experience of space. In order to study the human movement in space, we will present the results of a sequence of applications using open source software Processing, including time-lapse movies, frame differencing analysis and blending images tools. Performance; computing; phenomenology; programming.
> artigo apresentado no 31 eCAADe - Computation and Performance / TUDelft - Holanda(2013)
> Citação: Massara, Bruno; Bosi, Felipe; Margotto, Mario; Malheiros, Victor. Critical Methods in Computer-Mediated Performance and Phenomenology-Based Systems. In: Proceedings of the 31st International Conference on Education and research in Computer Aided Architectural Design in Europe, eCAADe 2013. TU Delft, 2013.

> Contributions of improvisation techniques to interactive environment design (2012)

> This article will present and discuss the concept of improvisational interactive environment as a methodological approach to interactivity in the design of electronic mediated environments. It will analyze methods and techniques of improvisation in interdisciplinary fields of art and science, evaluating the contributions to the practice of interactive environment design.
> artigo apresentado no VIII ICDHS 2012 – São Paulo 
> Citação: . MASSARA, Bruno; "Contributions of improvisation techniques to interactive environment design", p. 368-371 . In: Farias, Priscila Lena; Calvera, Anna; Braga, Marcos da Costa & Schincariol, Zuleica (Eds.). Design frontiers: territories, concepts, technologies [ICDHS 2012 - 8th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies]. São Paulo: Blucher, 2012. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-212-0692-7 DOI 10.5151/design-icdhs-081

> Hibridação no processo criativo: interfaces gestuais utilizando programação e computação física (2011)

> This research explores the association between programming and physical computing in order to demonstrate the importance of this kind of hybridism for architecture. The main objective is to demonstrate the practical viability of creating hybrid human-computer motion control interfaces applicable to creative processes in architectural projects.
> artigo apresentado no XV SIGraDi 2011 – Santa Fe / Argentina 
> Citação: Lima, Camilo Simão de; Rocha, Bruno Massara. Hibridação no processo criativo: interfaces gestuais utilizando programaçõ e computação física. In: Anais do XV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital - SIGRADI 2011, Sante Fé, Argentina, 2011.

> Estética relacional a improviso: contribuições para a discussão das relações entre arte, arquitetura e design (2011)

> Este trabalho procura por em ordem uma série de aproximações surgidas no decorrer da disciplina "As Aproximações e Contaminações entre arte e design visual, arquitetura e cidade", ministrada pelo professor Dr. Sérgio Régis no Curso de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e pretende colaborar para o desfecho das análises conceituais acerca de possíveis aproximações entre arte e arquitetura, oferecendo leituras críticas particulares de conceitos e práticas abordados ao longo dos debates em sala de aula.
> Não publicado

> Espaços públicos coletivos e design para o cotidiano (2011)

> Este artigo busca discutir as implicações conceituais que o conceito de espaço cotidiano gera no pensamento e na prática da arquitetura. A partir da consideração de que este espaço é governado por um comportamento espontaneamente criado pelos seus usuários se torna mais amplo e complexo os modos através dos quais práticas projetuais a eles vinculadas devem ser agenciadas.
> download PDF

> Paisagem e tecnologia digital: subsídios ao Plano de Proteção da Paisagem da area central de Vitória/ES (2010)

> Este artigo busca discutir as implicações conceituais que o conceito de espaço cotidiano gera no pensamento e na prática da arquitetura. A partir da consideração de que este espaço é governado por um comportamento espontaneamente criado pelos seus usuários se torna mais amplo e complexo os modos através dos quais práticas projetuais a eles vinculadas devem ser agenciadas. Palavras-chave: Paisagem. Tecnologia digital. Planejamento urbano.

> Arquitetura Durável nas Metrópoles: uma abordagem crítica da sustentabilidade nos projetos urbanos (2010)

> O artigo apresenta e discute as abordagens mais recentes acerca da sustentabilidade no âmbito dos projetos urbanos e arquitetônicos atuais. A partir de uma análise crítica das definições restritivas que são atribuídas ao conceito sustentabilidade, propomos aqui uma alternativa de aproximação diferente que utiliza como referência o conceito arquitetura durável, terminologia conferida pelos franceses para sustentabilidade.
> artigo apresentado no ELECS 2011 – Vitória