header image

Ecologias de Projeto: métodos e processos

versão EARTE - Estudo Intependente

PROF. DR. BRUNO MASSARA ROCHA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (PPGAU/UFES).

Atualizado em 12/11/2020

Em razão da implementação do EARTE (Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial) nos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo a disciplina Ecologias de Projeto será ofertada neste segundo semestre de 2020 na modalidade Estudo Independente (prevista no Art. 24 do Regimento do PPGAU) cuja principal característica é apresentar carga horária flexível. A carga horária flexível pressupõe que a maior parte do conteúdo (até 75%) deverá ser cumprida à critério do aluno.

O Estudo Independente está fundamentado em metodologias ativas cujas bases teóricas principais estão relacionadas com flexibilização educacional e a autonomia da equipe de Estudo em realizar seu próprio percurso de aprendizagem (Sgoti & Mill, 2020), dentro de uma estruturação de conteúdo previamente definida. Fazem parte desta estruturação de conteúdo um acervo de materiais didáticos no formato de apostilas digitais, artigos científicos, recursos de áudio e vídeo, links para conteúdos digitais, compondo um ecossistema digital de aprendizagem cujo foco é o tema original da disciplina: métodos e processos em arquitetura digital (ver citação abaixo). O objetivo desta proposta é oferecer alternativa de creditação complementar para alunos do PPGAU no período de excepcionalidade da Universidade em função do distanciamento social (Covid-19). Trata-se de uma proposta curricular de caráter experimental que busca criar condições diferenciadas para a pesquisa acadêmica sob a orientação de que a assimilação de conteúdo possa ocorrer de forma independente, considerando especificidades e experiência acadêmica/profissional dos integrantes, aliada à disponibilidade de tempo.

O processo de aprendizagem estará vinculado ao cumprimento de demandas de produção previamente estabelecidas que incluem: produção de artigos científicos, pareceres e relatórios, material gráfico e áudiovisual, procedimentos projetuais em ambiente laboratorial, exercícios de softwares e produção de maquetes por fabricação digital. Para intermediar e orientar esta produção serão realizadas reuniões por videoconferência, painéis de discussão, lives e worksops presenciais no laboratório Conexão VIX (respeitando as regras sanitárias) em data a ser definida.

Carga Horária e Créditos:

Módulo 01 - [ Métodos ] Ecologias de Projeto - Conceitos Norteadores - 60hs (carga horária de total de dedicação do estudante) - equivalência no Programa: 02 créditos

Módulo 02 - [ Processos ] Ecologias de Projeto - Projeto de Código-Aberto - 60hs (carga horária de total de dedicação do estudante) - equivalência no Programa: 02 créditos

A realização da carga horária total ficará a critério de cada estudante e poderá compreender o período dedicado à leitura, produção, organização e apresentação de material didático, desenvolvimento de projetos e operação de máquinas de fabricação digital (impressoras 3d e lasercutter). Estão incluídas na carga horária períodos de interação por videoconferência para exposição de conteúdos, discussões e orientações dos estudantes, limitados a um total de 15hs por módulo.

Conteúdo (ementa original):

"Estudo de métodos e processos projetuais contemporâneos a partir de um enfoque que leva em consideração a crescente e irreversível informatização e compartilhamento do conhecimento, além da prioridade por ações de caráter ambiental. Análise dos conceitos de rede, complexidade, cooperação, interdependência, reutilização de espaços e objetos, do-it-yourself, sustentabilidade."

 

Objetivo Geral:

O objetivo geral deste Estudo independente é oferecer aos estudantes um conjunto de conceitos, referências e exemplos do que consideramos ser uma tendência atual do pensamento projetual: a combinação entre a crescente complexidade dos problemas de projeto, a urgência em enfrentar questões ecológicas e sustentáveis, e a necessidade de utilização de técnicas digitais em todas as etapas do projeto como instrumento de análise e tomada de decisão. A combinação destes três fatores traz desafios grandes relacionados tanto aos métodos de projeto, ou seja, ao modo como é organizado e produzido o conhecimento projetual, quanto aos processos de projeto, isto é, os recursos tecnológicos que os arquitetos utilizam para dar visualidade às suas idéias. Propomos aqui um conjunto de conhecimentos técnicos-científicos relacionados aos estudos de complexidade e aos processos de produção de conhecimentos e artefatos por meios digitais, aos quais denominamos ecologias de projetos (Rocha et al., 2019). A proposta considera uma etapa de produção de protótipos e experimentos práticos em laboratório, desafiando arquitetos a por a mão-na-massa e operar equipamentos de fabricação digital como impressoras 3D e máquinas de corte a laser.

Objetivos Específicos:

>> Situar o conceito de ecologia no âmbito dos estudos de complexidade; expor a importância cada vez maior da complexidade para o pensamento projetual, discutindo as inúmeras alterações estruturais que ela vem trazendo aos paradigmas da arquitetura; dentre elas, a consciência emergente por um pensamento projetual mais flexível e experimental que reconhece os limites do pensamento clássico disciplinar e busca novos meios de interagir e evoluir;

>> Ampliar o entendimento do conceito de ecologia a partir de uma abordagem que avança sobre o tradicional “estudo da relação entre seres vivos e ambiente natural” e abarca o que pode ser chamado de ecologias cognitivas. A ecologias cognitiva envolve todo um conjunto de relações criativas colocadas em funcionamento pelas plataformas digitais;

>> Discutir a importância do conceito de cibernética para o entendimento da ecologia. Demonstrar que ser ecológico é ter a capacidade de interagir continuamente, se adaptar ao meio físico ou informacional, reprogramar os parâmetros iniciais e evoluir; entender que esta condição de flexibilidade pode estar presente tanto nos processos de projeto quanto nos objetos projetados;

>> Oferecer condições para a produção de projetos e protótipos experimentais utilizando recursos projetuais paramétricos e equipamentos de fabricação digital como forma de territorializar as idéias em objetos físicos produzidos por fabricação digital.

Metodologia:

O Estudo será conduzido a partir de Módulos interdependentes organizados em uma estrutura de aprofundamento gradativo. O conteúdo dos Módulos ficarão disponibilizados nesta página e poderão ser consultados e baixados livremente pelos alunos. Periodicamente serão realizadas reuniões síncronas com todos os participantes do Estudo para discussão, interação, troca de experiências e orientações sobre o andamento do estudo e direcionamentos sobre a forma de condução de cada um tendo em vista a produção a ser realizada naquela etapa.

Avaliação:

O critério de avaliação do estudo estará baseado no desenvolvimento de competência científica e profissional com base na análise do nível de apropriação do conteúdo oferecido no Estudo por parte do estudante tomando como referência a qualidade da sua produção em termos de profundidade, posicionamento crítico e contextualização. Será avaliada a adequação da produção às normas técnicas da ABNT, a correta referenciação das fontes utilizadas, a qualidade e clareza da redação, e a capacidade de argumentação e análise.

Conteúdo:

[ Módulo 01 ] - Métodos - Ecologias de Projeto - Conceitos Norteadores
Neste módulo de fundamentação os estudantes deverão consultar a bibliografia disponibilizada abaixo e produzir o conteúdo estabelecido no documento modelo de produção 01 (anexo abaixo). Serão realizadas apresentações do conteúdo e orientações de produção por meio de videoconferência de acordo com cronograma definido no documento.

Bibliografia:
. ROCHA, B. M. ; BOLSSONI, G. ; BUSSOLOTI, V. Ecologias de Projeto: métodos e processos em arquitetura digital. In: 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie, 2019, São Paulo. Anais do 9 Fórum de Pesquisa Mackenzie - Projeto e Processos em Tempos de Transição, 2019.
. ROCHA, B. M. Novos olhares e desafios na epistemologia projetual. Revista Pós. V.23, N.39, São Paulo, FAU/USP, Junho de 2016.
. ROCHA, B. M. Do it yourself e improviso: por uma outra epistemologia da projetação. [online] V!RUS, São Carlos, n. 10, 2015.
. ROCHA, Bruno Massara. Complexidade e improvisação em arquitetura. 2015. Tese (Doutorado em Design e Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.16.2016.tde-08032016-152801.
Apresentações:
. Ecologias de Projeto - Conceitos Norteadores (online ISSUU)
. Novos olhares e dasafios da complexidade na arquitetura (online ISSUU)
. Do It Yourself e Improviso: por uma outra epistemologia da projetação (online ISSUU)
. Os Estudos de complexidade e suas implicações para a prática criativa contemporânea (online ISSUU)
Vídeos Gravados:
. Aula de Introdução - realizada 17/09/2020 no Zoom (online Youtube)

ModeloProducao01.docx (disponível para download)

Cronograma das atividades: Serão realizados encontros (videoconferências) quinzenais para discussão, orientação e retirada de dúvidas acerca do andamento dos estudos e desenvolvimento da demanda de produção (artigo científico).
Plataforma: CISCO Webex
Datas: 17/09 (5a), 08/10 (5a), 22/10 (5a).
Link de acesso: a ser divulgado com antecedência por email
Horário: 15hs - 17hs

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

[ Módulo 02 ] - Processos - Ecologias de Projeto - Projeto de Código-Aberto - Wikihouse
Neste módulo de experimentação prática os estudantes irão desenvolver tecnicamente e conceitualmente um projeto de módulo vivencial temporário baseado no sistema de código-aberto Wikihouse. As etapas de elaboração do projeto serão estabelecidas no documento anexo modelo de produção 02 e o resultado final deverá ser apresentado por meio de um protótipo físico produzida no Laboratório Conexão VIX com recursos de fabricação digital.

ModeloProducao02.docx (disponível em breve)

Cronograma das atividades: Serão realizados encontros (videoconferências) semanais para discussão, orientação e desenvolvimento do projeto, e um encontro presencial no Laboratório de Pesquisas Conexão VIX (UFES) para a etapa de prototipagem da maquete WikiHouse.
Plataforma: CISCO Webex
Datas:
. 12/11 (15hs - online) - Apresentação doWorkshop
. 19/11 (15hs - online) - Conversa com convidado: Prof. Dr. Augusto Alvarenga (DAU/UFES)
. 26/11 (15hs - online) - Desenvolvimento e discussão do protótipo Wikihouse
. 10/11 (15hs - presencial) - Apresentação do Laboratório
. 17/11 (15hs - presencial) - Prototipagem e Finalização

Link de acesso: a ser divulgado com antecedência por email

Bibliografia:
. Wikihouse - site oficial
. The Ownership Revolution - Antoine Picon & Wendy Fok
. Openning Up: the future of opensource - Wendy Fok
. The Future of the Copy - Neil Leach
. PASSARO, A., & Rohde, C. (2016). Casa Revista: arquitetura de fonte abertaGestão & Tecnologia De Projetos11(2), 25-42. https://doi.org/10.11606/gtp.v11i2.114437
. BRANCO, B.; CANUTO, R.; CANTALICE, A.; Fabricação Digital Aplicada à Habitação de Caráter Emergencial: um estudo sobre a adaptação de Wikihouses ao contexto ambiental brasileiro. Anais doSiGraDi 2017, XXI Congreso de la Sociedad Ibero-americana de Gráfica Digital. Concepción, Chile.
. EYCHENNE, F.; NEVES, H. Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial. São Paulo: Fab Lab Brasil, 2013.

ModeloProducao02.doc (disponível em breve)

Dúvidas e esclarecimentos > bmassara@gmail.com !


 


 

 

Projetos recentes

Model Girl 1

Sistemas responsivos para produção de energia

Model Girl 2

O Corpo como interface sensível ao ambiente urbano

Model Girl 3

Equipar para ocupar - um projeto experimental para a ativação de espaços públicos

Model Girl 4

CHIP - Centro Híbrido de Integração Popular

Model Girl 5

Prototipagem Digital Paramétrica orientada ao Design Emergencial

Model Girl 6

Leitura Ótica da Arquitetura

Model Girl 7

Arquitecturas Colectivas: a construção participativa do espaço urbano e arquitetônico

Model Girl 8

Projeto 08

1 2 3 4 Next