header image

Bemvindo ao Grupo de Pesquisas Conexão VIX

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO- DAU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO - PPGAU
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES

Nossos objetivos

Apoiar projetos de investigação prática e teórica nas interfaces entre a arquitetura e a tecnologia digital; desenvolver pesquisas nas áreas de: modelagem generativa, fabricação digital, software e hardware livre, processos paramétricos, BIM, computação física, simulação e visualização de dados; articular a aplicação da tecnologia digital nas áreas de concepção e prototipagem de projetos de arquitetura, equipamentos e sistemas construtivos leves, sustentáveis e de código-aberto, superfícies e planos de vedação complexos, desenvolvidos por meio de sistemas avançados de impressão 3D e corte a laser; propor aplicações destes recursos em projetos de microplanejamento e intervenções urbanas, design emergencial, construções experimentais de interesse social, módulos arquitetônicos temporários, objetos e intervenções artísticas, que melhorem a qualidade de vida e o impacto ambiental dos construtos produzidos e a experiência de vida nas cidades. Nosso objetivo maior é contribuir para a formação avançada de arquitetos, urbanistas, designers, artistas e outros profissionais de projeto por meio da ciência e da tecnologia digital, e difundir o conhecimento gerado de modo democrático a toda a comunidade acadêmica e profissional.

Estudos de Complexidade

Inúmeras alterações estruturais nos paradigmas projetuais, surgidas principalmente a partir da emergência e evolução no uso dos computadores na arquitetura instauraram uma rede de novas relações entre o projeto, os processos de fabricação robotizada, além dos modos de interação humana seja no espaço físico ou digital. Novos modos de se pensar, construir, criar e interagir vêm reconfigurando os princípios fundamentais do que é e como criar o espaço arquitetônico.

Processos Computacionais

Os processos computacionais encontram-se definitivamente inseridos na prática do projeto digital ganhando um status de metodologia de trabalho que abarca: sistemas BIM, modelagens generativas, sistemas diagramáticos, programações gráficas, algoritmos evolutivos e inteligências artificiais. Pensar e produzir o projeto de arquitetura não mais ocorre sem analisar e programar as relações entre as diferentes variáveis que se entrecruzam no decorrer do processo de criação e fabricação.

Fabricação Digital

Os recursos de prototipagem digital como a impressão 3D, corte a laser e manufatura CNC ampliaram as possibilidades de utilização de materiais e métodos de construção que revolucionaram a maneira de se produzir objetos, equipamentos, sistemas construtivos e espacialidades arquitetônicas complexas. Suas contribuições incluem a customização em massa, a redução do desperdício de materiais, a produção de morfologias complexas e a diminuição dos riscos para trabalhadores.

Código Aberto

As práticas de código aberto defendem a democratização das informações e a livre apropriação de conteúdos por parte da sociedade através das redes de computadores. Elas permitem instaurar um amplo campo de investigação científica e tecnológica apoiada no compartilhamento e na colaboração entre as pessoas. A disponibilização e a troca de informações é a base deste movimento que redefine os limites da propriedade intelectual e privada a partir de novos meios de se pensar o "comum" (commons).

Projetos recentes

1 2 3 4 Next