[ INFORMAÇÕES GERAIS ]

> Tese de Doutorado

> Título
Complexidade e Improvisação em Arquitetura
> Programa
Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
(PGFAU/USP)
> Área
Design e Arquitetura
> Autor
Bruno Massara Rocha
> Orientador
Prof. Dr. Carlos Zibel Costa
> Data
Maio 2015

Complexidade e Improvisação em Arquitetura

Tese de Doutorado

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBERTI, L. On the art of building in ten books. London: The MIT Press, 1999.

ALEXANDER, C. Notes on the systhesis of form. 3. ed. Cambridge: Harvard University Press, 1964.

______. The Pattern Language. New York: Oxford University Press, 1977.

ALLEN, S. Condições de campo. In: SYKES, K. A. (Ed.). O campo ampliado da arquitetura: Antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 242-251.
ALTERHAUG, B. Improvisation as Phenomenon and Tool for Communication. In SANTI, M. (Ed.). Improvisation: between technique and spontaneity Newcastle: Cambridge Scholars, 2010. p. 103-134.

ANDERSON, C. Makers: the new industrial revolution. NewYork: Crown Publishing Group, 2012.

AWAN, N.; SCHNEIDER, T.; TILL, J. Spatial Agency: Other Ways of Doing Architecture. New York: Routledge, 2011.

BAILEY, D. Improvisation: Its Nature and Practice in Music. New York: Da Capo Press, 1993.

BARDI, L. B. Tempos de grossura. O design no impasse. São Paulo: Instituto Lina e P. M. Bardi, 1994.

BASURAMA. Formatos híbridos: creadores latinoamericanos. In: BASURAMA (Ed.). RUS. Residuos Urbanos Sólidos. Basura y espacio público en Latinoamérica. Madrid: Delírio, 2011. p. 184-187.

BASURAMA. RUS: Proyecto Residuos Urbanos Sólidos. Arquitectura Viva: Colectivos Españoles, n. 45, p. 62-65, 2012.

BELGRAD, D. The culture of spontaneity: improvisation and the arts in postwar America. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

BENEVOLO, L. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BENSE, M. Pequena Estética. São Paulo: Perspectiva, 2003.

BERGSON, H. Três cartas de Henri Bergson para Gilles Deleuze. [s.d.] Disponível em: <http://intensidadez.unblog.fr/2014/10/27/tres-cartas-de-henri-bergson-para-gilles-deleuze-2/>. Acesso em: 6 nov. 2014.

BERLINER, P. Thinking in jazz. The infinite art of improvisation. Chicago: Chicago University Press, 1994.

BOURRIAUD, N. A estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.

______. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009b.

CALLON, M. Por uma nova abordagem da ciência, da inovação e do mercado. O papel das redes sociotécnicas. In: PARENTE, A. (Ed.) Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 64-79.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2008.

EL CAMPO de Cebada. Arquitetura Viva, Colectivos Españoles, n. 145, p. 52-55, 2012. [A1]

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, 2009. Disponível em: http://posarq.ufsc.br/files/2010/11/Criterios_Qualis_2008_29.pdf. Acesso em: 24 mai. 2014.

CARIANI, P. Emergence of new signal-primitives in neural systems. Intellectica, v. 2, p. 95-143, 1997.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, 2011.

CHASE, J.; CRAWFORD, M.; KALISKI, J. Everyday urbanism. Nova York: Monacelli Press, 1999.

CHASE, M. P. Improvisation - music from the inside out. Berkeley: Creative Arts Book Co, 1988.

CHAUI, M. Convite à filosofia. Ed. Ática, 2000.

COSTA, C. Z. Além das Formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura. São Paulo: Annablume, 2010.

COSTA, R. L. M. A idéia de corpo e a configuração do ambiente de improvisação musical. Opus, v. 14, n. 2, p. 87-99, 2008.

______. A idéia de jogo nas obras de John Cage e no ambiente da livre improvisação. Per Musi, n. 19, p. 83-90, 2009.

COUCHOT, E. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003.

COYNE, R. Wicked problems revised. Design Studies, v. 26, n. 1, p. 5-17, 2005.

CROSS, A. Design intelligence: the use of codes and language systems in design. Design Studies, v.7, n.1, p. 14-19, 1986.

CROSS, N. Design Thinking: understanding how designers think and work. London: Bloomsbury Academic, 2011.

CROSS, N.; NAUGHTON, J.; WALKER, D. Design method and scientific method. Design Studies, v. 2, n. 4, p. 195-201, 1981.

CURTIS, W. Modern Architecture Since 1900. Londres: Phaidon, 1996.

DANZICO, L. Frames: notes on improvisation and design. Disponível em: <http://www.ixda.org/resources/liz-danzico-frames-notes-improvisation-and-design-0>. Acesso em: 9 jun. 2014.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA. Adhoc [verbete]. Disponível em: <http://www.priberam.pt/DLPO/adhoc>. Acesso em: 19 out. 2014.

DORST, K. The core of 'design thinking' and its application. Design Studies, v. 32, n. 6, p. 521-532, 2011.

DORST, K.; DIJKHUIS, J. Comparing paradigms for describing design activity. Design Studies, v. 16, n. 2, p. 261-274, 1995.

DOUCET, I.; CUPERS, K. Agency in Architecture: Reframing Criticality in Theory and Practice. Footprint - Delft School of Design Journal, n. 4, p. 1-6, 2009.

ECO, U. Obra Aberta: Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 1976.

EISENMAN, P. Diagram Diaries. New York: Universe Publishing, 1999.

ETYMONLINE. Ad Libitum [verbete]. Disponível em: < http://etymonline.com/index.php?allowed_in_frame=0&search=ad+libitum&searchmode=none>. Acesso em: 14 mai. 2013.

ESTUDIO, P. Proyecto Agronautas: Agrococina en Bilbao. Arquitectura Viva, n. 45, p. 44-45, 2012.

EYCHENNE, F.; NEVES, H. Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial. São Paulo: Fab Lab Brasil, 2013.

FERNÁNDEZ, M. Illuminating Embodiment: Rafael Lozano-Hemmer's Relational Architecture. AD Profile. 4DSocial Interactive Design Environment, v. 77, n. 4, p. 79-87, 2007.

FISCHER, G.; GIACCARDI, E. Meta-design: a framework for the future of end-user development. In: LIEBERMAN, H.; PATERNÒ, F.; WULF, V. (Eds.). End user development - empowering people to flexibly employ advanced information and communication technology. Dordrecht: Kluwer Academic Publisher, 2004. p. 427-447.

FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

______. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

FONSECA, F. Gambiologia: a criatividade que nos faz humanos. In: PAULINO, F. (Ed.). Gambiologia - gambiarras nos tempos do digital. Catálogo da exposição. Belo Horizonte, 2010. p. 22-23.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 5. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 1999.

FRAMPTON, K. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FRANCO, F. M. Contrários e complementares. In: ROSA, M. L. (Ed.). Micro Planejamento: Práticas Urbanas Criativas. São Paulo: Ed. de Cultura, 2011. p. 136-140.

FRAZER, J. An evolutionary architecture. Londres: AA Publications, 1995.

FRIELING, R. The art of participation. 1950 to now. São Franciso: San Francisco Museum of Modern Art, 2008.

GERSHENFELD, N. How to make almost anything: the digital fabrication revolution. Foreign Affairs, v. 91, n. 6, p. 43-57, 2012.

GIDDENS, A. Novas regras do método sociológico: uma crítica positiva às sociologias interpretativas. 2a ed. Lisboa: Gradiva, 1996.

GREGOTTI, V. Território da arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1975.

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34, 2006.

HARRIS, W. Improvisation... with elements of Baroque Style. Disponível em: <http://community.middlebury.edu/~harris/MusicPapers/baroque.html> Acesso em: 21 jun. 2011.

HARVEY, D. A Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2006.

HIGGINS, D. Intermedia. In: SHANKEN, E. A. (Ed.). Art and electronic media. Londres: Phaidon Press, 1965. p. 196-197.

HIPPEL, E. V. Democratizing Innovation. Cambridge: The MIT Press, 2005.

HUCHET, S. Intenções espaciais: a plástica exponencial da arte, 1900-2000. Belo Horizonte: C/arte, 2012.

HUGHES, R. The Art of Displacement: Designing Experiential Systems and Transverse Epistemologies as Conceptual Criticism. Footprint - Delft School of Design Journal, n. 4, p. 49-64, 2009.

ISAACS, K. How to build your Living Structures. New York: Harmony Books, 1974.

ISHISAKI, S. Improvisational design: continuous, responsive digital communication. Cambridge: The MIT Press, 2003.

JACOBS, J. Morte e vida nas grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

JENCKS, C. Movimentos Modernos em Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

JENCKS, C.; SILVER, N. Adhocism: the case for improvisation. Cambridge: MIT Press, 2013.

JOHNSON, S. Emergência: a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

JONES, C. Continuous design e redesign. Design Studies, v. 4, n. 1, p. 53-60, 1983.

JONES, J. C. Design Methods. 2nd. ed. New York: John Wiley & Sons, 1992.

KADUSHIN, R. Open Design Manifesto. 2010. Disponível em: <http://www.ronen-kadushin.com/files/4613/4530/1263/Open_Design_Manifesto-Ronen_Kadushin_.pdf>. Acesso em: 29 out. 2012.

KAPROW, A. Assemblage, environments and happenings. Nova York: Abrams, 1966.

KIRBY, M. Happenings. In: SANDFORD, M. (Ed.). Happenings and other acts. Londres: Routeledge, 2005. p. 1-28.

KLUVER, B.; RAUSCHEMBERG, R. The purpose of Experiments in Art and Technology. In: SHANKEN, E. A. (Ed.). Art and electronic media. Londres: Phaidon Press, 2009. p. 267-268.

KONSTELANETZ, R. Conversing with John Cage. New York: Routledge, 2003.

KOOLHAAS, R. Por uma cidade contemporânea. In: NESBITT, K. (Ed.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica 1965-1995. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p. 357-361.

KRUEGER, M. Responsive Environments. In: National Computer Conference, New York, 1977. Proceedings. p. 423-433.

LASH, S. et al. Agency and Architecture: how to be critical? Footprint - Delft Architecture Theory Journal, n. 4, p. 7-19, 2009.

LEBEL, J. J. Happening. Buenos Aires: Nueva Vision, 1967.

LEFEBVRE, H. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008.

LIPOVETSKY, G. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

LOMMÉE, T. OpenStructures. Disponível em: <http://openstructures.net/pages/2>. Acesso em: 21 jul. 2014.

LUHMANN, N. Introdução à Teoria dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2009.

LYNN, G. Animate Form. New York: Princeton University Press, 1999.

______. Curvilinearidade arquitetônica: O dobrado, o maleável e o flexível. In: SYKES, K. (Ed.). O Campo Ampliado da Arquitetura: Antologia Teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 27-51.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

______. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1994.

______. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MALDINI, I. From 'Do it yourself' to 'Open Design': users' involvement and democratization. In: ICDHS, São Paulo, 2012.

MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001.

______. Estudos de Software. In: BARRETO, R.; PERISSINOTO, P. (Eds.). Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. São Paulo: File/Sesi, 2008. p. 253-263.

MANZINI, E. New design knowledge. Design Studies, v. 30, n. 1, p. 4-12, 2009.

MANZINI, E.; CULLARS, J. Prometheus of the Everyday: The Ecology of the Artificial and the Designer's Responsibility. Design Issues, v. 9, n. 1, p. 5-20, 1992.

MARGOLIN, V. The politics of the artificial. Leonardo, v. 28, n. 5, p. 349-356, 1995.

______. Ken Isaacs: Matrix Designer. In: MARGOLIN, V. (Ed.). The politics of artificial: essays on design and design studies. Chicago: Chicago University Press, 2002. p. 60-77.

MASSARA, B. Estética relacional e improviso: contribuições para a discussão das relações entre arte, arquitetura e design. Disponível em: <http://www.territorios.org/TER_teoria.html> Acesso em 12 set. 2011.

______. Interatividade, improvisação e metadesign. Disponível em: <<http://www.territorios.org/TER_teoria.html> Acesso em 21 jun. 2012.

______. Princípios e protótipos improvisacionais nas interfaces entre o design, a arquitetura e a arte digital. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 17., SIGraDi 2013. Valparaiso, Chile, 2013. p 489-492.

______. Contribution of improvisation techniques to interactive design environments. In: CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL COMMITTEE FOR DESIGN HISTORY AND DESIGN STUDIES, 8th, ICDHS. São Paulo, 2014. p. 368-371.

______. Do It Yourself e Improviso: por uma outra epistemologia da projetação. V!RUS, n. 10, 2015, no prelo.

MASSARA, B.; BOSI, F.; MARGOTTO, M.; MALHEIROS, V. Critical Methods in Computer-Mediated Performance and Phenomenology based Systems. In: STOUFFS, R.; SARIYILDIZ, S. (Eds.). 31st eCAADe Conference. vol.1, Delft, Holanda, 2013. p. 383-389.

MASSARA, B.; LIMA, C. Hibridação no processo criativo: interfaces gestuais utilizando programação e computação física. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBEROAMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL - 15., SIGraDi 2011. Santa Fe, Argentina, 2011. p. 151-154.

MATURANA, H. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2001.

MAZÓN, P. R. Basurama: a framework for designing collectively with waste. In: RECLAIM AND REMAKE INTERNATIONAL SYMPOSIUM - R+R 2013. Washington, 2013. Disponível em: <http://basurama.org/textos-archivo>. Acesso em: 16 set. 2014.

McCULLOUGH, M. 20 Years of Scripted Space. In: SILVER, M. (Ed.). AD Programming Cultures. Art and Architecture in the age of software, v. 76, n. 4, p. 12-15, 2006.

MITCHELL, W. A lógica da arquitetura: projeto, computação e cognição. Campinas: Ed. da Unicamp, 2008.

MOLSON, I. Saying something - jazz improvisation and interaction. Chicago: University of Chicago, 1996.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MORIN, E.; MOIGNE, J. L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.

MUL, J. D. Redesigning Design. In: ABEL, B. V. et al. (Eds.). Open Design Now: why design cannot remain exclusive. Premsela: BIS Publisher, 2011. p. 30-39.

MUNUERA, I. L. Notas sobre el 'bum': los colectivos españoles, un ecosistema plural. Arquitectura Viva - Colectivos españoles, n. 145, p. 15-19, 2012.

NEMIROVSKY, P. Improvisational Interaction: a framework for structural exploration of media.1999. Ph. D. Thesis (Architecture and Planning) - Massachusetts Institute of Technology, 1999.

NESBITT, K. (Ed.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica 1965-1995. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

NOVAK, M. Liquid Architecture in Cyberspace. In: M. BENEDITK (Ed.). Cyberspace: First Steps. Massachussets: MIT Press, 1991. p. 225-254.

PACEY, P. 'Anyone Designing Anything?' Non-Professional Designers and the History of Design. Journal of Design History, v. 5, n. 3, p. 217-225, 1992.

PALUMBO, P. Foreword. In: VANDENBERG, M. (Ed.). Farnsworth House (Architecture in Detail). London: Phaidon Press, 2005.

PANGARO, P.; DUBBERLY, H. Introduction to Cybernetics and the Design of Systems. Disponível em: <http://www.pangaro.com/design-is/Cybernetics-minimized-v8b.pdf>. Acesso em: 17 out. 2013.

PAPANEK, V. J. Design for the real world. 2. ed. Human ecology and social change. Chicago: Academy Chicago, 2009.

PARENTE, A. Enredando o pensamento: redes de transformação e subjetividade. In A. PARENTE (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 91-110.

PASK, G. The Architectural Relevance of Cybernetics. Architectural Design, London, p. 494-496, sept. 1969.

______. A comment, a history and a plan. In: REICHARDT, J. (Ed.). Cybernetic, art and ideas. New York: New York Graphic Society, 1971.

PEREIRA, G. Sobre projetar e sobreviver na rua: um inventário de inventos. 2004, 207f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

PEREIRA, J. A. Lina Bo Bardi Bahia, 1958-1964. Uberlândia: Edufu, 2008.

PETCHKOVSKY, M. Vídeo Guerrilha: catálogo de artistas. Catálogo da Exposição realizada na Rua Augusta em São Paulo, 17 e 19 de Novembro de 2011.

PETERS, G. The philosophy of improvisation. Chicago: University of Chicago Press, 2009.

PLA-CATALA, A. Computation/Performance. In: STOUFFS, R.; SARIYILDIZ, S. (Eds.) 31st eCAADe Conference. vol. 2. Delft, Holanda, 2013. p. 579-586.

PLAZA, J. Arte e interatividade: autor-obra-recepção. Ars, São Paulo, vol. 1, n. 2, 2000.

RAGON, M. Histoire de l'architecture et de l'urbanisme modernes. Paris: Casterman, 1991.

ROSA, M. L. (Org.). Micro Planejamento. Práticas urbanas criativas. São Paulo: Ed. de Cultura, 2011.

RIJKEN, D. Design Literacy: organizing self-organization. In: ABEL; B. V. et al. (Eds.). Open Design Now: why design cannot remain exclusive. Premsela: BIS Publisher, 2011. p. 152-158.

SANOFF, H. (Ed.). Participatory design. Theory and techniques. Raleighm, N. C.: H. Sanoff, 1990.

______. Special issue on participatory design. Design Studies, v. 28, n. 3, p. 213-215, 2007.

SANTANA, I. Corpo aberto. Cunningham, dança e novas tecnologias. São Paulo: Educ, 2000.

SANTI, M.; ILLETTERATI, L. Improvisation between Performance Art and Lifeworld. In: SANTI, M. (Ed.). Improvisation: Between Technique and Spontaneity. Newcastle: Cambridge Scholars, 2010. p. 1-6.

SAWYER, K. Improvisational Creativity as a Model for Effective Learning. In: SANTI, M. (Ed.). Improvisation: Between Technique and Spontaneity. Newcastle: Cambridge Scholars, 2010. p. 135-151.

SCHNEIDER, T.; TILL, J. Beyond Discourse: Notes on Spatial Agency. Footprint - Delft Architecture Theory Journal, n. 4, p. 97-111, 2009.

SCHUMACHER, P. The Autopoiesis of Architecture: A New Framework for Architecture. v. 1. Chichester: John Wiley & Sons, 2011.

______. The Autopoiesis of Architecture: A New Agenda for Architecture. v. 2. Chichester: John Wiley & Sons, 2012.

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SILVER, M. Towards a Programming Culture in Design Arts. In: SILVER, M. (Ed.). AD Programming Cultures, Art and Architecture in the age of software, v. 76, n. 4, p. 5-11, 2006.

SMITH, H.; DEAN, R. Improvisation, hypermidia and the arts since 1945. Amsterdam: Harwood Academy Publishers, 1997.

SOLÀ-MORALES, I. Differences: topographies of contemporary architecture. Cambridge: The MIT Press, 1997.

SPEAKS, M. Inteligência de Projeto. In: SYKES, K. (Ed.). O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2002. p. 156-164.

SPOLIN, V. Improvisação para teatro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

SPUYBROEK, L. Diagramming. Interview by Chi Im Sik. In: Virtual Architecture + Digital Urbanism - S. Reader, 2002. p. 243-248.

TOMASI, G. On the spontaneity of jazz improvisations. In: SANTI, M. (Ed.). Improvisation: between technique and spontaneity. Newcastle: Cambridge Scholars, 2010. p. 77-102.

VARDOULI, T. (2013). Performed by and Performative for. In: STOUFFS, R.; SARIYILDIZ, S. (Eds.). 31st eCAADe Conference. vol.1. Delft, Holanda, 2013. p. 243-252.

VENTURI, R. Complexidade e contradição em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

WANDS, B. Art of the Digital Age. New York: Thames & Hudson, 2007.

WEICK, K. A estética da imperfeição em orquestras e organizações. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 42, n. 3, p. 6-18, 2002.

WIENER, N. Cibernética, ou controle e comunicação no animal e na máquina. São Paulo: Polígono e Universidade de São Paulo, 1970.

WEBSITES


ALJAZEERA. Disponível em:
<http://www.aljazeera.com/programmes/rebelarchitecture/2014/06/spain-guerrilla-architect-201462993348959830.html>. Acesso em 06 Set. 2014.

ARQUITECTURAS COLECTIVAS. Disponível em:
<http://arquitecturascolectivas.net/>. Acesso em: 07 Set. 2014.

BASURAMA. Disponível em: <http://www.basurama.org>. Acesso em: 15 Set. 2014.

CREATIVE APPLICATIONS. Disponível em:
<http://www.creativeapplications.net/processing/improvisation-on-a-digital-space-processing/>. Acesso em: 01 Dez. 2014.

DROPCITY. Disponível em: <http://www.dropcitydoc.com/>. Acesso em: 05 fev. 2015.

EL CAMPO DE CEBADA. Disponível em: <http://elcampodecebada.org/el-proyecto/4/.>. Acesso em: 16 Set. 2014.

ETYMONLINE. Disponível em: <http://www.etymonline.com>. Acesso em: 27 Mar. 2014.

FAB FOUNDATION. Disponível em: <http://www.fabfoundation.org/about-us/>. Acesso em: 17 Jun. 2014.

FAB10. Disponível em: <https://www.fab10.org/en/awards>. Acesso em: 14 Set. 2014.

HACKING THE CITY. Disponível em: <http://hacking-the-city.org/start>. Acesso em: 06 Set. 2014.

IAN HAIG. Disponível em:
<http://www.ianhaig.net/index.php?section=project&name=install&num=21&pic=1.>. Acesso em: 06 Dez. 2014.


INTERACTIVE ARCHITECTURE. Disponível em:
<http://www.interactivearchitecture.org/fun-palace-cedric-price.html/comment-page-1>. Acesso em: 28 out. 2014.

MOMA. Disponível em:
<http://www.moma.org/explore/inside_out/2012/02/03/rirkrit-tiravanija-cooking-up-an-art-experience>. Acesso em: 15 Set. 2014.

OPENSTRUCTURES. Disponível em: <http://openstructures.net/pages/2>. Acesso em: 21 Jul. 2014.

PRIBERAM. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/>. Acesso em: 17 Set. 2014.

PUBLIC WORKS. Disponível em: <http://www.publicworksgroup.net/projects/r-urban-wick> Acesso em: 06 Set. 2014.

RAFAEL LOZANO-HEMMER. Disponível em: <http://www.lozano-hemmer.com/under_scan.php.>. Acesso em: 22 Set. 2014.

REPRAP. Disponível em: <http://reprap.org/wiki/Main_Page>. Acesso em: 07 Out. 2014.

RHIZOME. Disponível em: <http://rhizome.org/editorial/2013/jul/25/under-dome-drop-city-rockaway-beach/>. Acesso em: 05 fev. 2015.

SCIELO. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v42n3/v42n3a01.pdf>. Acesso em: 14 Mai. 2011.

SPATIAL AGENCY. Disponível em: <http://www.spatialagency.net>. Acesso em: 12 Ago. 2013.

THE TECH. Disponível em: <http://tech.mit.edu/V117/N43/schon.43n.html>. Acesso 12 Set.2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Disponível em: <http://posarq.ufsc.br/files/2010/11/Criterios_Qualis_2008_29.pdf>. Acesso em 24 Mai. 2014.

URBANTACTICS. Disponível em:
<http://www.urbantactics.org/projects/cuisineurbaine/cuisineurbane.html>. Acesso em 06 Set. 2014.

WIKIPEDIA. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Drop_City>. Acesso em: 17 Set. 2014.

WIKTIONARY. Disponível em: <https://en.wiktionary.org/wiki/method>. Acesso em: 27 Set. 2014.

WOELAB. Disponível em: <http://www.woelabo.com/>. Acesso em 14 Set. 2014

Acesse o site principal do autor:

www.territorios.org